DISTRIBUIÇÃO ECONOMICAMENTE
ATIVA.
Em 1991 o Brasil possuía 147,4 milhões de habitantes. Desse total , 113,6 milhões de pessoas tinham 10 anos ou mais de idade ativa.
A população economicamente ativa, ou simplesmente população ativa, compreende todas as pessoas em 10 anos ou mais de idade , que constituem a força de trabalho do país . Abrange os empregados e empregadores, os trabalhadores autônomos , os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc. Em 1991 a população ativa do Brasil era de 64,4 milhões de pessoas.
O Brasil apresenta um dos piores índices de distribuição de renda do mundo. Isso se deve ao processo inflacionário de preços os reajustes nunca foram totalmente repassados aos salários. 20,6% da população economicamente ativa trabalha em atividades agrícola, o que retrata o atraso de parte da agricultura brasileira.
A população economicamente ativa de um país pode ser dividida em três setores de atividade:
1-Primário:Atividade relacionadas com, a pecuária, silvicultura, caça e pesca.
2-Secundário:Indústria de transformação, extrativismo mineral e construção civil.
3-Terciário:Comércio e prestação de serviço.
Os países com maior proporção de população economicamente ativa são aqueles que possuem baixas taxas de natalidade e de mortalidade.
DISTRIBUIÇÃO DO PEA NO BRASIL
Os dados do IBGE de 2004 indicam que, dos 149,8 milhões de brasileiros da época, 92,9 milhões faziam parte do PEA. Destes 8,3 milhões eram desempregados. Os 84,6 milhões que trabalhavam estavam assim distribuídos:
58% No setor terciário
21% No setor secundário
Nenhum comentário:
Postar um comentário